Terça-feira, 9 de Junho de 2009

contas em dia & marias e maneis

hoje foi dia de pôr as “contas em dia” aqui no diário e isso significa normalmente colocar aos olhos de todos as “prendinhas” que me vão chegando (e que bom que é recebê-las) pelo e-mail.

para quem quiser conferir as novidades é só passar na secção respectiva.

mas hoje é também um dia especial, isto porque uma das participações é de uma “senhora maria”, maria porque tem nome, maria porque é verdadeiro e maria porque segundo ela, na sua geração, todas as mulheres eram “marias de qualquer coisa”.

na verdade, esta leitora maria, já passada dos 60 como ela me fez saber, fez-me pensar muito enquanto lia o e-mail que me escreveu. agradeço as suas lindas e verdadeiras palavras e sobretudo, sábias, de quem realmente sabe da vida.

não vou aqui transcrever o e-mail porque é muito pessoal mas realço, comentando, alguns pontos que considero os mais fortes e mais verdadeiros. é bem verdade cara maria, a juventude que se pensa por vezes muito “modernaça” acaba, muitas vezes sem saber, por apenas voltar às raízes, às suas próprias raízes, aquelas que muitas das vezes renega como se fossem motivo de vergonha para alguém. antes de haverem grandes cidades só haviam pequenas cidades e antes delas vilas e aldeias e nelas reside a pureza da vida e também, como me fez ver, da sexualidade.

a leitora maria lembra-me que “jogos de pepinos” (cenouras e outros vegetais e etc e tais) já eram “entretenimento da sua mocidade” para as mais “afoitas”, o sexo (homem-mulher) não era bem aceite nem visto e as “vontades” todos e todas as tínhamos como vocês têm agora (ou mais ainda).

ela conta ainda que as “experiências transcendentes” na forma como falamos delas agora, da homossexualidade ou bissexualidade, das “amigas” mais “amigas” sempre existiram, só que na altura chamávamos-lhe “primas”, que sempre foram “primas” ou de onde acham que vem a expressão “quanto mais prima, mais se lhe arrima”.

a amiga maria, que recusa ser dona de algo mais do que o seu próprio nariz, lembra também acerca das visitas ao campo, ao pinhal ou a outra qualquer lugar campestre - “oh minha amiga, nós estávamos lá os 365 dias por ano” – “não havia capots de carros, mas havia carros de bois e na falta deles muito feno onde deitar”.

e assim, seguindo as ideias que foi lendo aqui no diário, resolveu pegar no seu “manel” e lançar-se na aventura, na aventura de reviver o passado à luz do presente, pela primeira vez “rapei a passarinha” e “olhe que até gosto, fica mais fresca agora para o verão” – diz com um sorriso implícito. e pronto, o resto, foi o que se viu ou o que vai ver agora.

tive curiosidade e perguntei-lhe como conseguiu fazer as fotografias e enviá-las por e-mail. respondeu-me que era “velha” mas não era “burra” e desde que se reformou há cerca de 2 anos e meio que tem frequentado diversos cursos de computadores e internet que existem na junta de freguesia onde mora “aquilo das rendas, ponto-cruz e tricots não é para mim, aquilo é para gente velha de espírito e ainda nova de corpo”, “eu sou o contrário, já vejo muito mal para essas coisas mas ainda apalpo muito bem” – rematou.

há dias assim, em que nos sentimos realmente pequeninos no mundo e mesmo achando-me “madura”, senti que estou bem mais “verde” do que pensava.

o meu obrigada à maria, ao manel,  e a todas as marias e maneis que por aí andam, incógnitos.

banda sonora: christina aguilera - beautiful
sinto-me: de lágrima no canto do olho
publicado por diariodeumamulhermadura às 11:48

link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De helen a 9 de Junho de 2009 às 16:13
Realmente deve ter sido um mail expectacular.
Nós achamos sempre que sabemos tudo nestas matérias, porque já experimentámos muita coisa, porque já não somos crianças ou simplesmente porque nos conhecemos bem. Mas às vezes esquece-mo-nos, falando por mim, que já houve outras alturas em que as "vontades" eram iguais às nossas que os nossos desejos também são os desejos de outras pessoas que ao fim ao cabo somos todos parecidos mas o à vontade para estes assuntos nunca existe a 100%...
Fico muito contente cada vez que visito o blog e vejo que há mais alguém a juntar-se à galeria das fotos e dos mails que partilhas connosco, quem sabe um dia não me junto também à galeria de fotos ;)

Parabéns MM*
De Alberto (luso) a 9 de Junho de 2009 às 16:28
Olá! helen, eu já dei a minha contribuição ...
Coragem nisso!
Já estou a trabalhar na próxima ... hihihih
De helen a 9 de Junho de 2009 às 18:07
Eu bem vi a tua contribuição... ;)

Maravilhosa*
De diariodeumamulhermadura a 10 de Junho de 2009 às 09:04
cara amiga helen, obrigada mais uma vez pelas palavras e pelo carinho de sempre. quanto a contribuiçôes, estou desde já a contar com a tua, em breve, espero ;)

beijinhos

mm
De Alberto (luso) a 9 de Junho de 2009 às 16:33
Sempre me ensinaram a respeitar os mais velhos e aqui quero prestar a minha homenagem à Maria pela coragem demonstrada, infelizmente não há muitas como ela, a nossa sociedade foi educada de um modo muito tacanho, apesar que muitas da idade dela eram bem atrevidas quando eram mais jovens.
E é bem verdade que as vontades secretas e os desejos sempre existiram, apenas divergem nas formas de execução.
Obrigado à Maria e a ti MM pela partilha!
Bons feriados!
De hieroglifos a 11 de Junho de 2009 às 20:51
A Maria é o exemplo de quem experimentou o elixir da eterna juventude e descobriu que não é no corpo que ele actua, é na mente... parabéns!

comentar post

perfil

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

quando até o porno corre ...

não morri, não fugi, ando...

Cartas dos leitores - Um ...

ainda há coisas boas na v...

troca de sms – o “x” tânt...

a sauna (pouco) privativa

concurso do “diário” – dá...

cartas dos leitores - bar...

triângulo inesperado

a volta de férias da lore...

arquivos

Julho 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

pesquisar

 

segredos do diário

blogs SAPO

subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub